Estágio em Docência

As atividades de Estágio de Docência devem ser compatíveis com a área de pesquisa (Design e Moda) do Programa realizado pelo pós-graduando.

  • A duração mínima do Estágio de Docência será de 30 horas/aula, realizado em no mínimo um e no máximo dois semestres.
  • A carga horária máxima do estágio de docência será de 4 horas semanais.
  • O Plano de Estágio de Docência seguirá normas específicas do CA-PDS e deverá ser entregue à secretaria do programa com anuência do orientador e do docente responsável pela disciplina na qual o estágio ocorrerá.
  • Compete ao professor responsável pela disciplina de graduação, na qual será realizado o Estágio de Docência, acompanhar e avaliar o discente.
  • O plano de atividades e o cronograma de execução deverão ser realizados em conjunto com o professor responsável pela disciplina.
  • Após a execução do plano, o pós-graduando deverá fazer um relatório, anexando, quando necessário, documentos comprobatórios, que serão objeto de avaliação para fins de conceito/nota por parte do professor orientador.
  • O resultado da avaliação deverá ser encaminhado à Secretaria do PDS e aprovado pelo Conselho Acadêmico.
  • A carga horária de aulas expositivas e/ou de laboratório não deve ultrapassar 30% da carga horária total de cada disciplina do curso de graduação, e 50% da carga horária total do estágio.

 

​O que o discente deve fazer para ministrar aula na graduação nos cursos do Departamento de Design e Moda?

 

Procurar o docente da disciplina de interesse e se apresentar. Em caso de aceite das partes, o discente deve preencher o Plano de Trabalho, se matricular na disciplina Estágio em Docência e enviar e-mail ao sec-pds@uem.br​ (com cópia para o docente da disciplina na graduação) com o Plano de Trabalho assinado pelas partes para demais procedimentos necessários​. 

 



DISCIPLINAS DISPONÍVEIS NA GRADUAÇÃO

PARA O 2º SEMESTRE DE 2025

As aulas iniciam a partir do dia 18 de agosto de 2025

 

CURSO DE DESIGN

Cód. 11446

Design, Cultura e Sociedade

Prof. Bruno Razza

bmrazza@uem.br

68 h/aula

Quintas-feiras

8:35 às 12:10

Ementa: Análise crítica dos conceitos de cultura e sociedade, fundamentada em conceitos sociológicos e culturais. Importância da utilização dos conceitos de cultura, linguagem, identidade e relações étnico-raciais para compreensão da relação entre diferentes grupos sociais.

Objetivos: Desenvolver a consciência do papel do design na sociedade e do impacto de seu trabalho nos hábitos de consumo e de uso dos objetos nos contextos cultural, simbólico, social, identitário e étnico-racial.

Cód. 11068

História do Design

Profa. Cláudia Monteiro

ccfmonteiro@uem.br

68 h/aula

Terças-feiras

8:30 às 12:10

Ementa: A Revolução Industrial e 2º revolução industrial. Estudo dos movimentos precursores e atuais do design: Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Decó, De Stijl, Styling, Estilo Internacional, Minimalismo, High-tech e Pós-modernismo no Design, entre outros.

Programa

1. Movimentos artísticos e sua influência para o design: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo e Pop Art.

2. Contexto histórico-social do surgimento do design: a Revolução Industrial.

3. Movimentos estéticos: Arts and Crafts e Art Nouveau.

4. Deutscher Werkbund.

5. Estilo Internacional: De Stijl, Construtivismo, Bauhaus.

6. Art Deco e o Modernismo.

7. Styling.

8. Minimalismo.

9. High-tech.

10. Pós-Modernismo no design: Alchimia e Memphis.

11. Escolas de design: Bauhaus, ULM, ESDI, entre outras.

12. Design no Brasil, origem, escolas e figuras de referência.

Cód. 13918

Inovação e Empreendedorismo

Profª Cristina el Kattel

cclucio@uem.br

68 h/aula

Segundas-feiras

13:40 às 17:15

Ementa: Empreendedorismo e inovação sustentável no Brasil e no mundo. Discussão dos temas propostos com especialistas e profissionais convidados, visando intensificar o relacionamento da universidade com instituições (empresas e organizações) e com o ecossistema de inovação regional. O processo empreendedor com identificação e avaliação de oportunidades. Relações entre o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade socioambiental. Elaboração de modelo de negócio. Pitch.

Objetivos: Objetiva-se despertar e fomentar nos acadêmicos a inovação, a criatividade e o espírito empreendedor visando compreender sua relevância para o desenvolvimento da sociedade. Proporcionar debates e reflexões sobre as atitudes de um empreendedor, bem como ocorre o desenvolvimento do espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e ações transformadoras da realidade organizacional e social. Apresentar questões técnicas legais e estruturais de um novo negócio. Promover estudos de oportunidades e de viabilidade de mercados. Elaboração de um modelo de negócio viável. Apresentação do pitch ao final.

Cód. 8400

Marketing aplicado ao design

Profª Ana Claudia de Abreu

acabreu@uem.br

Segundas-feiras

8h35 às 12h10

Ementa: Conceito de Marketing. Ambiente de marketing. As estratégias de marketing, segmentação de mercados e o comportamento do consumidor - individual e organizacional. Sistema de informação de Marketing. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Decisões e gestão do composto de marketing. Plano de marketing. 

Objetivos: Proporcionar uma compreensão acerca do marketing enquanto processo de troca, filosofia organizacional e atividade administrativa e gerencial. Evidenciando o papel e a função que o marketing exerce nas organizações na atual conjuntura, bem como os elementos e as variáveis que podem ser operacionalizados e empreendidos para a formulação de estratégias competitivas e sustentáveis para as organizações modernas.

Cód. 8395

Noções de Programação Visual

Prof. Fabiano Burgo

fburgo@uem.br

68 h

Terças-feiras

13:30h às 17:00h

Ementa: Conceitos e prática de Programação Visual. Introdução às definições de sistemas de identidade visual e design gráfico.

Objetivos: Introduzir conceitos e práticas de programação visual, capacitando o aluno a compor configurações visuais adequadas às necessidades dos projetos. Proporcionar práticas de desenvolvimento de peças gráficas que compõem os sistemas de identidade e de comunicação visual. 

Cód. 10275

Sustentabilidade

Prof. Nadyeska Copat

nbcsilva2@uem.br

68 h

Terças-feiras

8:35h às 12:10h

Ementa: Análise das questões ambientais aplicadas ao desenvolvimento sustentável e sua relação com o design.

Objetivos: Introduzir as questões ambientais aplicadas ao desenvolvimento de produtos considerando os aspectos legislativos e normativos.

 

​CURSO DE MODA

Cód. 12074

História da Arte, Moda e Cultura

Profª Ana Claudia de Abreu

acabreu@uem.br

Quintas-feiras

7h45 às 9h25

Ementa: Contextualizar a produção da arte e suas interações e técnicas com o gosto, expressadas por meio do vestuário e a moda.


Objetivos: Compreender o desenvolvimento da arte e da cultura, como embasamento para a comunicação e criação. Analisar a relação entre moda e arte do final da Idade Média (século XIV) até os dias atuais. Entender os estilos artísticos e sua influência no vestuário e na moda.

Cód. 12088

Marketing aplicado à Moda

Profª Ana Claudia de Abreu

acabreu@uem.br

Sextas-feiras

7h45 às 10h30

Ementa: Introdução ao conceito de marketing e o mercado de moda. Pesquisa de mercado e análise de ambiente de negócios. Comportamento do consumidor e segmentação de mercados. Estratégia de Marketing no ambiente digital. Posicionamento de produtos e o Composto de Marketing ampliado. Introdução ao Branding e gestão de marca de moda.

Objetivos: Apresentar e discutir o conceito de marketing de forma a permitir uma compreensão abrangente do conceito. Analisar os ambientes externo e interno das organizações e os clientes também no ambiente virtual de forma a melhor planejar estratégias de marketing. Apresentar as formas de coleta de dados no mercado e sua transformação em informações de valor estratégico para a gerência de marketing. Refletir as mudanças provocadas pelas mídias digitais e desenvolver estratégias de atração e engajamento.