Estágio em Docência
As atividades de Estágio de Docência devem ser compatíveis com a área de pesquisa (Design e Moda) do Programa realizado pelo pós-graduando.
- A duração mínima do Estágio de Docência será de 30 horas/aula, realizado em no mínimo um e no máximo dois semestres.
- A carga horária máxima do estágio de docência será de 4 horas semanais.
- O Plano de Estágio de Docência seguirá normas específicas do CA-PDS e deverá ser entregue à secretaria do programa com anuência do orientador e do docente responsável pela disciplina na qual o estágio ocorrerá.
- Compete ao professor responsável pela disciplina de graduação, na qual será realizado o Estágio de Docência, acompanhar e avaliar o discente.
- O plano de atividades e o cronograma de execução deverão ser realizados em conjunto com o professor responsável pela disciplina.
- Após a execução do plano, o pós-graduando deverá fazer um relatório, anexando, quando necessário, documentos comprobatórios, que serão objeto de avaliação para fins de conceito/nota por parte do professor orientador.
- O resultado da avaliação deverá ser encaminhado à Secretaria do PDS e aprovado pelo Conselho Acadêmico.
- A carga horária de aulas expositivas e/ou de laboratório não deve ultrapassar 30% da carga horária total de cada disciplina do curso de graduação, e 50% da carga horária total do estágio.
O que o discente deve fazer para ministrar aula na graduação nos cursos do Departamento de Design e Moda?
Procurar o docente da disciplina de interesse e se apresentar. Em caso de aceite das partes, o discente deve preencher o Plano de Trabalho, se matricular na disciplina Estágio em Docência e enviar e-mail ao sec-pds@uem.br (com cópia para o docente da disciplina na graduação) com o Plano de Trabalho assinado pelas partes para demais procedimentos necessários.
DISCIPLINAS DISPONÍVEIS NA GRADUAÇÃO
PARA O 2º SEMESTRE DE 2025
As aulas iniciam a partir do dia 18 de agosto de 2025
CURSO DE DESIGN
Cód. 11446 Design, Cultura e SociedadeProf. Bruno Razza 68 h/aula Quintas-feiras 8:35 às 12:10 |
Ementa: Análise crítica dos conceitos de cultura e sociedade, fundamentada em conceitos sociológicos e culturais. Importância da utilização dos conceitos de cultura, linguagem, identidade e relações étnico-raciais para compreensão da relação entre diferentes grupos sociais. Objetivos: Desenvolver a consciência do papel do design na sociedade e do impacto de seu trabalho nos hábitos de consumo e de uso dos objetos nos contextos cultural, simbólico, social, identitário e étnico-racial. |
Cód. 11068 História do DesignProfa. Cláudia Monteiro 68 h/aula Terças-feiras 8:30 às 12:10 |
Ementa: A Revolução Industrial e 2º revolução industrial. Estudo dos movimentos precursores e atuais do design: Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Decó, De Stijl, Styling, Estilo Internacional, Minimalismo, High-tech e Pós-modernismo no Design, entre outros. Programa 1. Movimentos artísticos e sua influência para o design: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo e Pop Art. 2. Contexto histórico-social do surgimento do design: a Revolução Industrial. 3. Movimentos estéticos: Arts and Crafts e Art Nouveau. 4. Deutscher Werkbund. 5. Estilo Internacional: De Stijl, Construtivismo, Bauhaus. 6. Art Deco e o Modernismo. 7. Styling. 8. Minimalismo. 9. High-tech. 10. Pós-Modernismo no design: Alchimia e Memphis. 11. Escolas de design: Bauhaus, ULM, ESDI, entre outras. 12. Design no Brasil, origem, escolas e figuras de referência. |
Cód. 13918 Inovação e EmpreendedorismoProfª Cristina el Kattel 68 h/aula Segundas-feiras 13:40 às 17:15 |
Ementa: Empreendedorismo e inovação sustentável no Brasil e no mundo. Discussão dos temas propostos com especialistas e profissionais convidados, visando intensificar o relacionamento da universidade com instituições (empresas e organizações) e com o ecossistema de inovação regional. O processo empreendedor com identificação e avaliação de oportunidades. Relações entre o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade socioambiental. Elaboração de modelo de negócio. Pitch. Objetivos: Objetiva-se despertar e fomentar nos acadêmicos a inovação, a criatividade e o espírito empreendedor visando compreender sua relevância para o desenvolvimento da sociedade. Proporcionar debates e reflexões sobre as atitudes de um empreendedor, bem como ocorre o desenvolvimento do espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e ações transformadoras da realidade organizacional e social. Apresentar questões técnicas legais e estruturais de um novo negócio. Promover estudos de oportunidades e de viabilidade de mercados. Elaboração de um modelo de negócio viável. Apresentação do pitch ao final. |
Cód. 8400 Marketing aplicado ao designProfª Ana Claudia de Abreu Segundas-feiras 8h35 às 12h10 |
Ementa: Conceito de Marketing. Ambiente de marketing. As estratégias de marketing, segmentação de mercados e o comportamento do consumidor - individual e organizacional. Sistema de informação de Marketing. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Decisões e gestão do composto de marketing. Plano de marketing. Objetivos: Proporcionar uma compreensão acerca do marketing enquanto processo de troca, filosofia organizacional e atividade administrativa e gerencial. Evidenciando o papel e a função que o marketing exerce nas organizações na atual conjuntura, bem como os elementos e as variáveis que podem ser operacionalizados e empreendidos para a formulação de estratégias competitivas e sustentáveis para as organizações modernas. |
Cód. 8395 Noções de Programação VisualProf. Fabiano Burgo 68 h Terças-feiras 13:30h às 17:00h |
Ementa: Conceitos e prática de Programação Visual. Introdução às definições de sistemas de identidade visual e design gráfico. Objetivos: Introduzir conceitos e práticas de programação visual, capacitando o aluno a compor configurações visuais adequadas às necessidades dos projetos. Proporcionar práticas de desenvolvimento de peças gráficas que compõem os sistemas de identidade e de comunicação visual. |
Cód. 10275 SustentabilidadeProf. Nadyeska Copat68 h Terças-feiras 8:35h às 12:10h |
Ementa: Análise das questões ambientais aplicadas ao desenvolvimento sustentável e sua relação com o design. Objetivos: Introduzir as questões ambientais aplicadas ao desenvolvimento de produtos considerando os aspectos legislativos e normativos. |
CURSO DE MODA
Cód. 12074 História da Arte, Moda e CulturaProfª Ana Claudia de Abreu Quintas-feiras 7h45 às 9h25 |
Ementa: Contextualizar a produção da arte e suas interações e técnicas com o gosto, expressadas por meio do vestuário e a moda.
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Cód. 12088 Marketing aplicado à ModaProfª Ana Claudia de Abreu Sextas-feiras 7h45 às 10h30 |
Ementa: Introdução ao conceito de marketing e o mercado de moda. Pesquisa de mercado e análise de ambiente de negócios. Comportamento do consumidor e segmentação de mercados. Estratégia de Marketing no ambiente digital. Posicionamento de produtos e o Composto de Marketing ampliado. Introdução ao Branding e gestão de marca de moda. Objetivos: Apresentar e discutir o conceito de marketing de forma a permitir uma compreensão abrangente do conceito. Analisar os ambientes externo e interno das organizações e os clientes também no ambiente virtual de forma a melhor planejar estratégias de marketing. Apresentar as formas de coleta de dados no mercado e sua transformação em informações de valor estratégico para a gerência de marketing. Refletir as mudanças provocadas pelas mídias digitais e desenvolver estratégias de atração e engajamento. |