Seleção
PROCESSO SELETIVO 2025
O Programa de Pós-Graduação em Design – PDS da Universidade Estadual de Maringá torna público que no período de 25/11/2024 a 13/02/2025 estarão abertas as inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-graduação em Design, Nível Mestrado, Modalidade Acadêmica, para ingresso no 1º semestre de 2025 (previsão de início em 1º de abril de 2025).
As aulas serão híbridas, ou seja, ocorrerão de modo presencial e síncrono ao mesmo tempo ou de modo remoto (sendo gravadas para consultas posteriores), ocorrendo no período noturno e aos sábados. Algumas disciplinas serão ofertadas de modo concentrado.
INSCRIÇÕES
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet até às 23h59min do dia 13/02/2025. Antes de inscrever-se, leia o Edital do Processo Seletivo na íntegra. O Plano de Pesquisa deverá ser entregue até 04/03/2025.
CANDIDATOS
Para se inscrever no referido programa, o candidato deverá portar diploma de nível superior em qualquer curso reconhecido pelo MEC.
O candidato que estiver em processo de conclusão do curso superior deverá apresentar documento oficial que ateste a conclusão da graduação.
VAGAS OFERECIDAS
Serão ofertadas 10 (dez) vagas para o Mestrado Acadêmico em Design de 2025.
AÇÕES AFIRMATIVAS
Será ofertado 20% das vagas para o regime de cotas.
As cotas serão destinadas para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, travestis, transsexuais e portadores de visto humanitário (refugiados) – devidamente comprovados. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar, além daqueles exigidos no processo universal de vagas, os seguintes documentos:
- Para candidatos pretos, pardos ou indígenas, apresentar carta de autodeclaração, conforme os termos dos requisitos pertinentes à cor e raça utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Para pessoas com deficiência, apresentar laudo médico, com a descrição da sua deficiência e com o Código Internacional de Doenças (CID) que a caracteriza.
- Para travestis e transsexuais, apresentar carteira de nome social com o nome com o qual se identificam.
- Para refugiados, apresentar visto humanitário, registro de refugiado ou registro de residência humanitária.
Caso a matrícula não seja validada à concorrência para a Política de Ação Afirmativa, por meio do sistema de cotas, o candidato continuará concorrendo no computo geral das vagas do processo de seleção do PDS.
FASES DO PROCESSO SELETIVO
O exame de proficiência em inglês é, também, etapa obrigatória, que deverá ser realizado no prazo máximo de 180 dias após a matrícula dos aprovados no processo seletivo.